REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Trigonometria, Ensino e Aprendizagem, Formação de ProfessoresResumo
Este estudo de caráter qualitativo tem como objetivo analisar a produção do conhecimento alusiva ao ensino e aprendizagem de Trigonometria e seus encadeamentos ao processo formativo de educadores que ensinam Matemática. Para tanto, utilizou-se como descritores de busca os termos “Trigonometria”, “Professor de Matemática” e “Formação de Professores” no levantamento realizado nas seguintes bases de dados: Plataforma Sucupira; Scientific Eletronic Library On-line (SciELO); Portal de Periódicos CAPES; plataformas próprias dos periódicos. A partir da leitura preliminar dos títulos e resumos, 54 pesquisas compuseram o corpus da análise, cujo período de publicação/defesa contempla os anos de 2004 a 2021 e os seus campos temáticos concernem à Educação Matemática e ao Ensino de Ciências e Matemática. Mediante a Análise de Conteúdo, os estudos foram organizados e discutidos por meio da elaboração de sete categorias: desconhecimento de conceitos geométricos e trigonométricos básicos; lacunas de aprendizagem provenientes da Educação Básica; ausência de domínio conceitual dos professores de Matemática; métodos de ensino pautados na memorização de fórmulas; importância das tendências em Educação Matemática; uso inadequado de instrumentos geométricos; superficialidade dos livros didáticos. Os resultados apontam que tanto os licenciandos quanto os professores em exercício apresentam apreensões inadequadas e domínio conceitual e didático-pedagógico limitado acerca da Trigonometria, de modo que tais constatações possuem implicações diretas no modo como os estudantes compreendem os conteúdos de cunho geométrico e trigonométrico. Diante disso, evidencia-se a importância de estudos que aprofundem a articulação entre a formação do professor e a práxis educativa.
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