REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Trigonometria, Ensino e Aprendizagem, Formação de Professores

Resumo

Este estudo de caráter qualitativo tem como objetivo analisar a produção do conhecimento alusiva ao ensino e aprendizagem de Trigonometria e seus encadeamentos ao processo formativo de educadores que ensinam Matemática. Para tanto, utilizou-se como descritores de busca os termos “Trigonometria”, “Professor de Matemática” e “Formação de Professores” no levantamento realizado nas seguintes bases de dados: Plataforma Sucupira; Scientific Eletronic Library On-line (SciELO); Portal de Periódicos CAPES; plataformas próprias dos periódicos. A partir da leitura preliminar dos títulos e resumos, 54 pesquisas compuseram o corpus da análise, cujo período de publicação/defesa contempla os anos de 2004 a 2021 e os seus campos temáticos concernem à Educação Matemática e ao Ensino de Ciências e Matemática. Mediante a Análise de Conteúdo, os estudos  foram organizados e discutidos por meio da elaboração de sete categorias: desconhecimento de conceitos geométricos e trigonométricos básicos; lacunas de aprendizagem provenientes da Educação Básica; ausência de domínio conceitual dos professores de Matemática; métodos de ensino pautados na memorização de fórmulas; importância das tendências em Educação Matemática; uso inadequado de instrumentos geométricos; superficialidade dos livros didáticos. Os resultados apontam que tanto os licenciandos quanto os professores em exercício apresentam apreensões inadequadas e domínio conceitual e didático-pedagógico limitado acerca da Trigonometria, de modo que tais constatações possuem implicações diretas no modo como os estudantes compreendem os conteúdos de cunho geométrico e trigonométrico. Diante disso, evidencia-se a importância de estudos que aprofundem a articulação entre a formação do professor e a práxis educativa.

Biografia do Autor

Maria Izabel Barbosa de Sousa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), Associação Plena em Rede EDUCANORTE, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM - Campus Manaus Centro) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela UFAM.

Sidilene Aquino de Farias, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química, mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É doutora em Ciências (área de concentração: Química) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal do Amazonas. 

Downloads

Publicado

2023-09-09

Como Citar

de Sousa, M. I. B., & de Farias, S. A. (2023). REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7166