DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DO IFC-CONCÓRDIA: ESTUDO ESTATÍSTICO DOS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO DOS ALUNOS
Resumo
Como consequência da baixa afinidade e interesse pela disciplina, percebe-se índices baixos de proficiência em matemática no contexto brasileiro, até mesmo quando comparados com os demais componentes curriculares. Assim, o objetivo deste estudo é investigar os fatores que corroboram para o baixo rendimento dos alunos na última etapa do ensino básico. Para atingir tal objetivo, aplicou-se um questionário com os alunos dos primeiros anos do ensino médio do IFC – Concórdia, em que foram indagados sobre as suas origens, relação com a disciplina de matemática e desempenho na mesma. Posteriormente, estes dados receberam tratamento adequado para a subsequente análise estatística. Este estudo se constitui de uma pesquisa quantitativa e descritiva. Com os resultados obtidos, pode-se perceber que a origem dos alunos é um fator relevante para a sua afinidade com a matemática, assim, alunos provenientes de regiões rurais tendem a ter maior inclinação a gostar da disciplina, enquanto os estudantes de regiões urbanas demonstraram maior aversão a esse componente curricular. No tocante aos conteúdos desse componente curricular, presentes no ensino fundamental, os alunos participantes da pesquisa citaram que possuem maior dificuldade em trigonometria no triângulo retângulo, teorema de Pitágoras, razão e proporção. Além destes conteúdos, há um número relevante de estudantes que apresentam dificuldades em assuntos como interpretação de problemas, gráficos e transformação de unidades, temáticas que se espera um maior domínio por parte dos alunos ingressantes no ensino médio, resultando, portanto, em um déficit importante de pré-requisitos para uma aprendizagem qualificada dos conteúdos matemáticos posteriores ao ensino fundamental.
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