O USO DOS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO APOIO DO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais. Ensino de Multiplicação. Softwares Educacionais.

Resumo

Considerando o ensino de multiplicação um dos conteúdos básicos e fundamentais da matemática, e levando em conta que vivemos em um mundo onde as tecnologias estão presentes. Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com um grupo de professores de matemática da Rede Municipal de Ensino (RME) do município de Canoas-RS, sobre os recursos tecnológicos utilizados para o ensino de multiplicação. Simultaneamente, realizou-se, também, um levantamento e a organização de uma lista de softwares que podem ser utilizados para o ensino de multiplicação (em português e outros idiomas), a fim de facilitar a localização e o possível uso para os demais professores e pessoas interessadas nessa temática. No universo pesquisado, professores de matemática da rede pública de Canoas (RS), foi possível concluir que os professores entrevistados gostariam de utilizar recursos tecnológicos na mediação da aprendizagem, porém, muitos destes professores não conhecem ou não têm acesso aos recursos que estão disponíveis de forma gratuita na internet.

Biografia do Autor

Miriam Garcia Muller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Doutoranda em Informática na Educação (UFRGS), Mestra em Educação (UFRGS/2019). Especialista em Educação Especial (2015), Professora de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Canoas-RS.

Credine Silva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (1976), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e realizou pós-doutoramento no Programa de Doutoramento em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2004-2006). Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e é docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2023-09-09

Como Citar

Muller, M. G., & Menezes, C. S. de. (2023). O USO DOS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO APOIO DO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7464