O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E SEU (s) USO (s) NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DA FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL
Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Anos iniciais. PNLD.Resumo
: Este trabalho apresenta um estudo qualitativo realizado com as professoras das classes de alfabetização sobre a seleção e o uso do livro didático (LD) de Ciências. Aqui apresentamos e discutimos aspectos apontados por meio de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de compreender o papel do LD de Ciências nessas classes. O LD é um recurso de grande abrangência no contexto educacional brasileiro que recebe altos investimentos por meio do Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Reconhecendo que o Ensino de Ciências não ganha o mesmo destaque que o aprendizado das habilidades de leitura e escrita é importante analisar como essa ferramenta didática metodológica vem sendo usada nesse contexto. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), com o objetivo de facilitar esse processo recorremos ao uso do software Atlas.ti. Diante dos resultados obtidos podemos inferir que o LD de Ciências não exerce papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem dessas classes. Seu uso está relacionado, muitas vezes, ao nível de alfabetização em que se encontram os alunos. Mesmo destacando aspectos positivos do LD de Ciências, as professoras dessas classes não efetivaram seu uso de maneira significativa.
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