Gênero e Sexualidade: discursos e memórias na educação

Autores

  • Carla Adriana Menegotto Fundação Universidade Federal do ABC
  • Andrea Paula dos Santos Fundação Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

Sexualidade, Educação, Escola, Identidade de Gênero

Resumo

O tema sexualidade tornou-se ao longo dos séculos XIX e XX um objeto de pesquisa e estudo e análise das Ciências em geral, numa tentativa chegar-se a uma definição do que seja a sexualidade e de como ela é formada. Tanto na biologia quanto na psicanálise as suas definições foram intrínsecas para uma apropriação e reprodução destes discursos dentro de vários meios sociais, como por exemplo: na educação. Assim, esta comunicação tem por objetivo discutir a sexualidade e suas ligações com as questões de gênero aliadas às práticas pedagógicas. No sentido de compreender a relação destas práticas na reprodução ou alteração de um discurso em torno do gênero e da sexualidade e do trato/relação com o corpo dentro do ambiente escolar. Além da problematização destes discursos com as novas abordagens e temas que surgem em torno da discussão de gênero, na teoria queer, e de suas propostas para a educação. 

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Publicado

2016-10-10

Como Citar

Menegotto, C. A., & dos Santos, A. P. (2016). Gênero e Sexualidade: discursos e memórias na educação. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, (40). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/2124

Edição

Seção

Artigos