O uso de blogs no Ensino Médio: a produção textual em foco

Autores

  • Solimar Patriota Silva Unigranrio
  • Munique Soares Fernandes
  • Vanessa Ferreira da Silva

Palavras-chave:

Novas tecnologias, produção textual, ensino de língua materna

Resumo

Este artigo  investiga a inserção das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) para a produção textual em língua materna no Ensino Médio.  Objetiva-se apontar como um blog da turma pode servir como canal de publicações textuais individuais e coletivas de alunos do Ensino Médio. Tendo em vista as dificuldades que os alunos trazem ainda do Ensino Fundamental na questão da produção textual, a pesquisa vai abordar como o professor de língua materna pode utilizar um blog para melhorar o desempenho dos alunos em produção textual, desta forma ajudando o aluno do Ensino Médio a desenvolver a competência na produção de gêneros textuais variados. A base teórica fundamenta-se em autores que abordam a produção textual no espaço escolar (KOCH e ELIAS, 2012) e a questão de ensino de língua materna (MARCUSCHI, 2012; PCNs LPEM, 2000 entre outros). Além de estudos sobre a inserção das NTICs no processo ensino-aprendizagem de língua materna.

Biografia do Autor

Solimar Patriota Silva, Unigranrio

 

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

Silva, S. P., Fernandes, M. S., & da Silva, V. F. (2016). O uso de blogs no Ensino Médio: a produção textual em foco. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, (40). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/2467

Edição

Seção

Artigos