ASPECTOS RELACIONAIS ENTRE CTS E EA: IMPLICAÇÕES PARA UMA FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA E TRANSFORMADORA

Autores

  • Tânia do Carmo Universidade Estadual de Maringá
  • Neide Maria Michellan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Contexto socioambiental, interação, meio ambiente

Resumo

Este estudo  é resultado da reflexão acerca das aproximações do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da Educação Ambiental (EA) e suas contribuições no campo educacional, como estratégia pedagógica para a formação de sujeitos críticos e capazes de, no futuro, assumirem os problemas ambientais. As aproximações existentes entre CTS e a EA são um desafio visto os diferentes caminhos percorridos por cada uma, no entanto existem objetivos relacionados às contribuições para a promoção de um ensino voltado a uma formação crítica e reflexiva dos problemas ambientais existentes que necessitam de novas estratégias para serem resolvidos, os quais podem ter como parâmetros os pressupostos das duas vertentes educacionais. O desenvolvimento de uma educação que tenha como base a aproximação destes dois movimentos pode se configurar em uma estratégia significativa para abordar o contexto de vida dos alunos, numa perspectiva crítica e emancipatória de transformação da realidade física e social.

Biografia do Autor

Tânia do Carmo, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática/Universidade Estadual de Maringá.

Mestra em Educação para a Ciência e a Matemática/Universidade Estadual de Maringá.

Neide Maria Michellan Kiouranis, Universidade Estadual de Maringá

Professora pós-doutora da Universidade Estadual de Maringá.

Departamento de Química/Campus Maringá.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Professor pós-doutor da Universidade Estadual de Maringá.

Departamento de Ciências/Campus Goioerê.

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Publicado

2017-07-21

Como Citar

do Carmo, T., Kiouranis, N. M. M., & Magalhães Júnior, C. A. de O. (2017). ASPECTOS RELACIONAIS ENTRE CTS E EA: IMPLICAÇÕES PARA UMA FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA E TRANSFORMADORA. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 16(42), 54–69. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/4214

Edição

Seção

Artigos