As representações dos alunos de ensino médio sobre o ensino-aprendizagem de produção de texto

Autores

  • Maria Anunciada Nery Rodrigues Universidade Federal da Paraíba
  • Regina Celi Mendes Pereira Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

representações, produção de textos, sociointeracionismo

Resumo

Neste estudo, buscamos investigar como as representações sobre a produção de textos perpassam o discurso dos alunos do ensino médio. Tendo como apoio teórico o sociointeracionismo, nosso objetivo centra-se em uma reflexão que pretende esboçar as representações associadas à escrita que atravessam o discurso dos estudantes. No trabalho, tomamos como unidade de análise, a materialidade discursiva da enunciação, constituída por vinte questionários aplicados a uma turma de alunos de terceira série do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande-PB, em que eles emitem suas opiniões sobre a atividade de produção de textos.

Biografia do Autor

Maria Anunciada Nery Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Instituto Federal do Tocantins, Campus Araguatins e doutoranda em Linguistica pela Universidade Federal da Paraíba.

Regina Celi Mendes Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuc. É professora do Programa de Pós-Graduação em Lingüísitica (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2009-03-10

Como Citar

Nery Rodrigues, M. A., & Mendes Pereira, R. C. (2009). As representações dos alunos de ensino médio sobre o ensino-aprendizagem de produção de texto. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 7(27), 58–71. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/440