ENSINO DE GEOMETRIA: Uma possibilidade por meio do aplicativo “GeoMetriCraft”

Autores

  • Rafael Motta Teixeira Unigranrio
  • Eline das Flores Victer UNIGRANRIO
  • Júlio César da Silva UERJ

Palavras-chave:

Ensino de Geometria, GeoMetriCraft, Pensamento Geométrico, Aplicativos, Jogos

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a aplicação em sala de aula do aplicativo em forma de jogo “GeoMetriCraft”, que tem como sua principal característica o incentivo aos alunos de ensino fundamental para o aprendizado de geometria, no que tange a diferenciação e caracterizacão de sólidos e polígonos por meio da contextualização com a Construção Civil. O referencial teórico balizador desse trabalho foi à teoria do Pensamento Geométrico de Van Hiele. Elegeu-se como metodologia para este trabalho a Engenharia Didática de Michelle Àrtigue, da didática francesa de Educação Matemática. Obteve-se como resultado, o maior interesse dos alunos em aprender o assunto, tornando-se o aplicativo, um meio de incentivo ao aprendizado deste mesmo aluno.

Biografia do Autor

Rafael Motta Teixeira, Unigranrio

Mestre em Ensino das Ciências na Educação Básica - Unigranrio

Eline das Flores Victer, UNIGRANRIO

Doutora em Modelagem Computacional (UERJ) - Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica. Unigranrio.

Júlio César da Silva, UERJ

Doutor em Engenharia Civil - PUC RJ

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Teixeira, R. M., Victer, E. das F., & Silva, J. C. da. (2017). ENSINO DE GEOMETRIA: Uma possibilidade por meio do aplicativo “GeoMetriCraft”. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 18(44), 88–108. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/4684

Edição

Seção

Artigos