A LITERATURA ENTRE A VOZ E A MEMÓRIA: LEGADOS DA TRADIÇÃO ORAL AFRICANA NO BRASIL

Autores

  • Luciene Souza Santos Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Éderson Luís Silveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Literatura Oral, Estudos Literários

Resumo

A africanidade deixou resquícios durante muito tempo nas manifestações artísticas afro-brasileiras. Mais do que dar voz aos que já vivenciaram (e experienciam ainda hoje) as consequências de uma exclusão cultural, retomar contextos outros para além da história hegemônica e trazer à tona reflexões acerca da literatura oral de origem africana é, além de resgatar a história, possibilitar construções de novas histórias questionando a mudez a que as sociedades africanas estiveram submetidas e combater a despersonalização dos subalternos.  

Biografia do Autor

Luciene Souza Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS; Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Mestra pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Especialista em Meodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS; Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.

Éderson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; pós-graduando em Ontologia e Epistemologia, Membro e pesquisador do Grupo Formação de Professores de Línguas e Literatura (FORPROLL/CNPq) e do  Grupo Michel Foucault e os Estudos Discursivos (UFAM/ CNPq).

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Santos, L. S., & Silveira, Éderson L. (2017). A LITERATURA ENTRE A VOZ E A MEMÓRIA: LEGADOS DA TRADIÇÃO ORAL AFRICANA NO BRASIL. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 18(44), 20–36. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/4868

Edição

Seção

Artigos