FIGURAS DE LINGUAGEM: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Janaina Aires da Silva Queiroz Universidade Estadual da Paraíba
  • Marcelo Medeiros da Silva Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Figuras de linguagem, Livro didático, Proposta didática

Resumo

Neste trabalho temos como objetivo geral apresentar uma alternativa para a abordagem das Figuras de Linguagem, a partir de uma perspectiva que fuja ao modelo tradicional como comumente esse conteúdo vem sendo trabalhado na educação básica. Para tanto, utilizamos, como alicerce teórico, Geraldi (1997), Tavares (1974), Nunes (2014), Brandão (1980), entre outros.  O corpus é constituído por dois livros didáticos de Língua Portuguesa para turmas do primeiro ano do Ensino Médio: Português Linguagens (2010) e Viva Português (2010). Com base na análise desenvolvida, pudemos constatar que as figuras de linguagem continuam sendo apresentadas na maioria dos livros didáticos (LD) de maneira mecânica, sem nenhuma reflexão sobre a contribuição delas para a construção de sentidos dos textos. Além disso, acreditamos que a proposta aqui apresentada é bastante significativa para o ensino de Língua Portuguesa, uma vez que sugerimos que os alunos sejam levados a refletirem sobre os efeitos de sentido que estão por trás de um texto e como as figuras de linguagem podem contribuir para que determinados objetivos comunicacionais sejam alcançados.

Biografia do Autor

Janaina Aires da Silva Queiroz, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2017), especialista em Ciências da linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (2017) e graduada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2014).

 

Marcelo Medeiros da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Letras, área de concentração em Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestre em Linguagem e Ensino, área de concentração Ensino e Aprendizagem de Língua e Literatura, pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), especialista em Literatura e Estudos Culturais (2005) e graduado em Letras (2004) pela Universidade Estadual da Paraíba. Professor do Programa de pós-graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba e coordenador de área do PIBID-Letras na cidade de Monteiro, onde também atua como professor de Literatura no campus VI da UEPB. Desenvolve pesquisas voltadas para os seguintes temas: mulher e literatura, escritoras oitocentistas, literaturas não-canônicas, representações de gênero e de sexualidades, ensino de literatura, formação de leitores e formação professores.

Downloads

Publicado

2019-02-22

Como Citar

Aires da Silva Queiroz, J., & Medeiros da Silva, M. (2019). FIGURAS DE LINGUAGEM: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 20(46), 174–193. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/4975

Edição

Seção

Artigos