FIGURAS DE LINGUAGEM: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Figuras de linguagem, Livro didático, Proposta didáticaResumo
Neste trabalho temos como objetivo geral apresentar uma alternativa para a abordagem das Figuras de Linguagem, a partir de uma perspectiva que fuja ao modelo tradicional como comumente esse conteúdo vem sendo trabalhado na educação básica. Para tanto, utilizamos, como alicerce teórico, Geraldi (1997), Tavares (1974), Nunes (2014), Brandão (1980), entre outros. O corpus é constituído por dois livros didáticos de Língua Portuguesa para turmas do primeiro ano do Ensino Médio: Português Linguagens (2010) e Viva Português (2010). Com base na análise desenvolvida, pudemos constatar que as figuras de linguagem continuam sendo apresentadas na maioria dos livros didáticos (LD) de maneira mecânica, sem nenhuma reflexão sobre a contribuição delas para a construção de sentidos dos textos. Além disso, acreditamos que a proposta aqui apresentada é bastante significativa para o ensino de Língua Portuguesa, uma vez que sugerimos que os alunos sejam levados a refletirem sobre os efeitos de sentido que estão por trás de um texto e como as figuras de linguagem podem contribuir para que determinados objetivos comunicacionais sejam alcançados.Downloads
Publicado
2019-02-22
Como Citar
Aires da Silva Queiroz, J., & Medeiros da Silva, M. (2019). FIGURAS DE LINGUAGEM: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 20(46), 174–193. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/4975
Edição
Seção
Artigos