ESPAÇO, RELAÇÕES DE PODER E SUBJETIVIDADES NA NOVELA "UMA VIDA EM SEGREDO", DE AUTRAN DOURADO

Autores

  • Anísio Batista Pereira Universidade Federal de Uberlândia - UFU/FAPEMIG

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar alguns elementos contidos na novela Uma vida em segredo, de Autran Dourado, tais como o espaço, as relações de poder e as subjetividades, com o objetivo de refletir sobre a constituição do sujeito protagonista, Biela, tendo em vista o contraste cultural provocado pelos diferentes espaços na novela supracitada. Como referencial teórico-metodológico, amparamo-nos nos pressupostos foucaultianos, teórico tomado para análise de discurso de vertente francesa, em que foram considerados os conceitos de discurso e sujeito, como categorias de análise. Pela análise discursiva da história, na perspectiva apontada, conclui-se que o sujeito se constitui em espaços distintos, estes se alternam entre o meio rural e o urbano, atribuindo reviravoltas no percurso da referida personagem, possibilitando relacionar a sua constituição como sujeito pelas relações com os espaços distintos e pelas relações de poder que vão moldando suas subjetividades ao longo de suas relações com a exterioridade.

Biografia do Autor

Anísio Batista Pereira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU/FAPEMIG

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Membro-Pesquisador do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF-UFU/CNPq).

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Pereira, A. B. (2019). ESPAÇO, RELAÇÕES DE PODER E SUBJETIVIDADES NA NOVELA "UMA VIDA EM SEGREDO", DE AUTRAN DOURADO. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 21(47). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/5153

Edição

Seção

Artigos