O Ensino de Língua Inglesa na Perspectiva do Letramento Digital Crítico

Autores

  • Elaine Vasquez Ferreira de Araujo Universidade do Grande Rio
  • Márcio Luiz Corrêa Vilaça Universidade do Grande Rio

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Letramento Digital, Letramento Crítico

Resumo

É inegável a popularização das tecnologias digitais e das redes sociais digitais hoje na sociedade. Tais artefatos vêm potencializando a leitura do mundo e possibilitando a democratização do conhecimento de uma forma nunca antes vivenciada. Diante disso, muitos estudos, como os dos novos letramentos, têm emergido para atender às demandas sociais. Em um mundo marcado por diversidades culturais, sociais e linguísticas, é interessante que o ensino de Língua Inglesa seja pautado nos estudos do letramento digital crítico, levando em consideração o desenvolvimento de uma postura crítica frente a comunicação digital, atitudes mais éticas em relação a diferentes saberes e o diálogo entre as culturas. Desta forma, é importante que a aprendizagem da Língua Inglesa ultrapasse os fins utilitários e linguísticos e apresente também objetivos sociais, culturais e educacionais. Reconhecendo a relevância de discussões neste sentido, o objetivo principal deste trabalho é discutir o ensino de Língua Inglesa pela perspectiva do letramento digital crítico.

Biografia do Autor

Elaine Vasquez Ferreira de Araujo, Universidade do Grande Rio

Doutoranda em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio, com bolsa financiada pela CAPES. Mestre em Letras e Ciências Humanas pela Universidade do Grande Rio. Participante do Grupo de Pesquisa Linguística Aplicada, Tecnologias e Educação - LATED.

Márcio Luiz Corrêa Vilaça, Universidade do Grande Rio

Professor do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO. Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A (FUNADESP/UNIGRANRIO)

Downloads

Publicado

2019-02-22

Como Citar

Vasquez Ferreira de Araujo, E., & Corrêa Vilaça, M. L. (2019). O Ensino de Língua Inglesa na Perspectiva do Letramento Digital Crítico. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 20(46), 11–31. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/5250

Edição

Seção

Artigos