FLIPPED CLASSROOM: UMA NOVA MANEIRA DE APRENDER E ENSINAR LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Lilia Costa Gonçalves Unigranrio - Universidade do Grande Rio
  • Mariana Portela Valente de Souza

Palavras-chave:

Sala de Aula Invertida, Língua Portuguesa, Ensino Médio.

Resumo

As mudanças na sociedade têm levado professores e pesquisadores a repensarem o formato da sala de aula tradicional a fim de envolver os discentes a participarem ativamente do processo educacional. As metodologias ativas surgem como uma possibilidade de criar espaços de aprendizagem ativos para oportunizar formas de aprendizagem significativas para os alunos.  A partir desta compreensão, o objetivo do presente trabalho é tratar acerca do uso das metodologias ativas, especificamente a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Pretende-se mostrar que através de uma metodologia mais ativa é possível preencher prováveis lacunas deixadas pelo tradicionalismo, minimizar a dependência do aluno sob o professor, ampliar as interações aluno-professor e aluno-aluno e otimizar o tempo, obtendo, consequentemente, um melhor desempenho. 

Downloads

Publicado

2019-02-22

Como Citar

Gonçalves, L. C., & Valente de Souza, M. P. (2019). FLIPPED CLASSROOM: UMA NOVA MANEIRA DE APRENDER E ENSINAR LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 20(46), 32–52. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/5285

Edição

Seção

Artigos