LINGUÍSTICA, COMUNICAÇÃO E A IDENTIDADE DA PALAVRA

Autores

  • Fátima Cristina Rivas Filipe de Oliveira UNIGRANRIO
  • Idemburgo Pereira Frazão Félix UNIGRANRIO

Palavras-chave:

linguística – tradução – comunicação

Resumo

Neste artigo, o leitor poderá observar que a linguagem, como fator social, é também influenciada por processos individuais. A ação destes indivíduos dentro de seu grupo fortifica a idéia de que a língua é formada pela interação social e pode ser definida em seus diversos cenários: escritos e falados. Nestes cenários, veremos que há vários papéis: o de interlocutor e do falante e que sem as atividades sociais, não haveria a língua. De acordo com Roman Jakobson, toda língua materna apresenta aos seus falantes uma forma de conhecer e agir no mundo que é única. A palavra falada envolve todos os sentidos intensamente, embora as pessoas altamente letradas tendam a falar de maneira tão concatenada e natural quanto lhes é possível. A língua está diretamente inserida nas questões de espaço, tempo e cultura. Ela possui o poder de reunir comunidades de todos os lugares e de apresentar a cultura de cada uma para o mundo.

Biografia do Autor

Fátima Cristina Rivas Filipe de Oliveira, UNIGRANRIO

Professora Universitária da Unigranrio desde 2007, pertence à Escola de Educação - Curso de Letras. Aluna do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação - Doutorado.

Idemburgo Pereira Frazão Félix, UNIGRANRIO

Professor UniversitáriO da Unigranrio, pertence à Escola de Educação - Curso de Letras E PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO,

Downloads

Publicado

2019-02-22

Como Citar

Rivas Filipe de Oliveira, F. C., & Frazão Félix, I. P. (2019). LINGUÍSTICA, COMUNICAÇÃO E A IDENTIDADE DA PALAVRA. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 20(46), 155–173. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/5295

Edição

Seção

Artigos