Análise fenomenológica do espaço doméstico nas crônicas Esboço da casa, de Carlos Drummond de Andrade e A casa, de Rubem Braga.

Autores

  • Danio de Oliveira Nascimento Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Fenomenologia, Crônicas, Espaço

Resumo

O artigo apresenta análise fenomenológica da configuração da casa enquanto espaço arquitetônico e social em Esboço de uma casa de Carlos Drummond de Andrade e A casa, de Rubem Braga, crônicas publicadas, respectivamente, em Confissões de Minas (1944) e Ai de ti, Copacabana (1960).  Interessa-nos destacar a chamada “estrutura de horizonte”, a partir da qual se dá o ritmo de constituição e caracterização do espaço narrativo decorrente de várias dicotomias, entre elas, a de aparecimento e desaparecimento de objetos espaciais e de valorização e desvalorização visual de aspectos arquitetônicos. Neste contexto, a partir de alguns tópicos temáticos da fenomenologia da percepção ressaltamos a representação do espaço ficcional como imagem ulterior projetada a partir da intersecção da expressão discursiva dos cronistas das experiências de moradia e das impressões visuais e sensoriais do leitor com respeito ao lugar.

Biografia do Autor

Danio de Oliveira Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas.

Mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas.

Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Prof. Adjunto de Teoria Literária e Literatura Brasileira na Universidade Federal de Mato Grosso. Câmpus Universitário de Rondonópolis.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Nascimento, D. de O. (2019). Análise fenomenológica do espaço doméstico nas crônicas Esboço da casa, de Carlos Drummond de Andrade e A casa, de Rubem Braga. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 21(47). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/5765

Edição

Seção

Artigos