A CONSTITUIÇÃO DA MULHER EM UMA CANÇÃO INTERPRETADA POR ELIS REGINA: ABORDAGEM DIALÓGICA E ESTUDOS DE GÊNERO

Autores

Palavras-chave:

Constituição. Dialogismo. Estudos de gênero. Mulher. Canção.

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a constituição da mulher no âmbito discursivo de esfera musical, tendo como subsídios teórico-metodológicos os estudos de gênero (SCOTT, 1991; 1995; SIQUEIRA, 2008), e os postulados dialógico-discursivos de Bakhtin e o círculo (BAKHTIN, 2006 [1979]; MEDVIÉDEV, 2016  [1928]); VOLÓCHINOV, 2017 [1929];). Para tanto, delimitamos como corpus uma canção interpretada por Elis Regina, esta produzida no período ditatorial brasileiro: A canção Mulheres de Atenas, de Chico Buarque. Propomos, por meio do corpus delimitado, evidenciar o caráter sóciohistórico da canção interpretada por Elis Regina durante o regime militar, buscando destacar a mulher tradicional, que é moldada pelos preceitos patriarcais. Inicialmente, é realizado um estudo sobre a constituição do sujeito e a abordagem dialógica do discurso. Em seguida, realiza-se uma investigação sobre a mulher enquanto sujeito histórico com base nos estudos de gênero. Na terceira seção são empreendidas as análises, em que averiguamos a construção da mulher em seus trajetos ideológico, histórico e cultural, na medida em que é problematizado o tratamento dado às mulheres sob uma perspectiva de objetificação.

Biografia do Autor

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba

Wilder Kleber Fernandes de Santana é Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Nacional, 2016); Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017) e Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017). Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística, desenvolvendo pesquisas em teorias do discurso, especificamente a perspectiva dialógica dos estudos da linguagem. É integrante do GPLEI (Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação).  

Rafael Marques Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação Física pelo PPGEF/UFRJ. Licenciado, Bacharel e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do GECOS - Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade e do Laboratório de Estudos Corpo, Esporte e Sociedade, o LAbCOESO. Interesse e afinidade estão voltados para as seguintes áreas: corpo, relações de gênero, sexualidades, esporte e sociedade. Diretor esportivo dos Lendários Esporte Clube, equipe poliesportiva LGBTI+ da cidade do Rio de Janeiro.

Débora Helen de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Linguística na Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2022-02-02

Como Citar

de Santana, W. K. F., Garcia, R. M., & de Oliveira, D. H. (2022). A CONSTITUIÇÃO DA MULHER EM UMA CANÇÃO INTERPRETADA POR ELIS REGINA: ABORDAGEM DIALÓGICA E ESTUDOS DE GÊNERO. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 26(52), 63–81. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/6140

Edição

Seção

Artigos