A CONSTITUIÇÃO DA MULHER EM UMA CANÇÃO INTERPRETADA POR ELIS REGINA: ABORDAGEM DIALÓGICA E ESTUDOS DE GÊNERO
Palavras-chave:
Constituição. Dialogismo. Estudos de gênero. Mulher. Canção.Resumo
O presente estudo objetivou analisar a constituição da mulher no âmbito discursivo de esfera musical, tendo como subsídios teórico-metodológicos os estudos de gênero (SCOTT, 1991; 1995; SIQUEIRA, 2008), e os postulados dialógico-discursivos de Bakhtin e o círculo (BAKHTIN, 2006 [1979]; MEDVIÉDEV, 2016 [1928]); VOLÓCHINOV, 2017 [1929];). Para tanto, delimitamos como corpus uma canção interpretada por Elis Regina, esta produzida no período ditatorial brasileiro: A canção Mulheres de Atenas, de Chico Buarque. Propomos, por meio do corpus delimitado, evidenciar o caráter sóciohistórico da canção interpretada por Elis Regina durante o regime militar, buscando destacar a mulher tradicional, que é moldada pelos preceitos patriarcais. Inicialmente, é realizado um estudo sobre a constituição do sujeito e a abordagem dialógica do discurso. Em seguida, realiza-se uma investigação sobre a mulher enquanto sujeito histórico com base nos estudos de gênero. Na terceira seção são empreendidas as análises, em que averiguamos a construção da mulher em seus trajetos ideológico, histórico e cultural, na medida em que é problematizado o tratamento dado às mulheres sob uma perspectiva de objetificação.