“O CASO DA VARA”, DE MACHADO DE ASSIS: UMA PROPOSTA DE LEITURA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Letícia Mayer Borges Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Juracy Ignez Assmann Saraiva Universidade Feevale

Palavras-chave:

Literatura, Função social, Machado de Assis.

Resumo

O presente artigo parte do princípio que a literatura exerce uma função social, pois adensa a compreensão sobre a vida e revela a riqueza da língua como manifestação artística; igualmente, seguindo a Estética da Recepção de Jauss (1979) e a Teoria dos Efeitos de Iser (1979), reconhece a importância do leitor que, como agente ativo, dá vida ao texto. A partir desse fundamento teórico, o artigo apresenta um percurso metodológico mediante a análise de “O caso da vara”, de Machado de Assis, antecipando esse percurso com a exposição de aspectos da teoria do conto, referidos por J. Cortázar, e identificando possíveis pontos de inserção do aluno do ensino médio com esse texto machadiano. Ao utilizar a metodologia de roteiros de leitura, desenvolvida por Saraiva e Mügge (2017), o artigo comprova que é possível conferir protagonismo ao receptor empírico, procedimento que contribui com a formação de jovens leitores. Concluindo, as autoras do artigo reafirmam a importância da leitura de textos literários na escola, em especial dos produzidos por Machado de Assis, que, como romancista e contista, promove reflexões sobre a condição humana e sobre a sociedade brasileira, revelando, em seus textos, a prática artesanal da escrita.

 

Biografia do Autor

Letícia Mayer Borges, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Letícia Mayer Borges é graduanda em Letras - Habilitação Português, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS e bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Universidade Feevale.

Juracy Ignez Assmann Saraiva, Universidade Feevale

Juracy Ignez Assmann Saraiva é graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e realizou Pós-Doutorado em Teoria Literária, na Universidade Estadual de Campinas (2000). É professora e pesquisadora na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. É Bolsista de Produtividade do CNPq, líder do Grupo de Pesquisa “Ficção de Machado de Assis: Sistema Poético e Contexto” e participa do grupo Linguagens e Manifestações Culturais. 

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Publicado

2020-12-06

Como Citar

Mayer Borges, L., & Assmann Saraiva, J. I. (2020). “O CASO DA VARA”, DE MACHADO DE ASSIS: UMA PROPOSTA DE LEITURA PARA O ENSINO MÉDIO. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 24(50), 95–115. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/6572

Edição

Seção

Artigos