A HERANÇA” DA ESCOLA DO RECIFE E ALGUMAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO NAS FACULDADES DE DIREITO NO SÉCULO XXI.

Autores

  • Andrea da Silva Freire Unigranrio

Palavras-chave:

Direito. Ensino. História.

Resumo

O presente trabalho propõe uma breve reflexão sobre o ensino jurídico na atualidade a partir do contexto de inovação epistemológica da Escola do Recife (1870). O objetivo deste artigo é contribuir para o aprofundamento da discussão sobre a reforma do ensino nas faculdades de Direito, tendo como perspectiva a interdisciplinaridade e a possibilidade/necessidade de superação do denominado “dogmatismo-tecnicista”. 

Biografia do Autor

Andrea da Silva Freire, Unigranrio

Doutora e mestra em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD-UFF), Pós-Graduada Direito Processual Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Direito Civil, Empresarial e Processual Civil (Universidade Veiga de Almeida em convênio com a Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro – FESUDEPERJ). Graduação em Jornalismo (Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA) e em Direito (Universidade Cândido Mendes - UCAM). Professora Colaboradora na Universidade do Grande Rio (Unigranrio). E-mail: [email protected]

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Publicado

2020-12-06

Como Citar

Freire, A. da S. (2020). A HERANÇA” DA ESCOLA DO RECIFE E ALGUMAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO NAS FACULDADES DE DIREITO NO SÉCULO XXI. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 24(50), 37–47. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/6686

Edição

Seção

Artigos