ELOGIO DO PARADOXO: ALGUMAS NOTAS SOBRE O TRÁGICO EM NELSON RODRIGUES
Palavras-chave:
Nelson Rodrigues, tragédia, pensamento conservadorResumo
Nelson Rodrigues consagrou-se como o primeiro dramaturgo modernista brasileiro, trazendo inovações incontornáveis tanto para o palco quanto para o texto dramático no país. Sua índole polêmica e seus posicionamentos reacionários, no entanto, fizeram de sua obra um objeto de estudo ambíguo, complexo e, por vezes, rejeitado tanto à esquerda quanto à direita. Além disso, o fato de ter escrito tragédias adiciona um elemento a mais à reflexão, visto que o aspecto milenar da forma trágica molda elementos contemporâneos a partir das suas próprias premissas, tais como ideias de mito, destino e essência, consideradas não só conservadoras, como também inadequadas no mundo moderno. Pouco se falou na crítica sobre a possibilidade de uma estética conservadora própria ao pensamento trágico da qual suas peças seriam ilustrações privilegiadas. Este trabalho pretende levar a cabo uma investigação que estabeleça uma relação entre o pensamento conservador e a visão de mundo trágica no interior da dramaturgia de Nelson Rodrigues – vínculo que se expressa privilegiadamente por meio da forma do paradoxo –, numa tentativa de compreender a junção contraditória entre a modernidade de seu teatro e os aspectos declaradamente antimodernos que perpassam sua obra. Para tanto, insiro o dramaturgo na linhagem dos pensadores conservadores e busco dentro dela os fundamentos filosóficos e críticos em torno da ideia – mais que da forma – de tragédia, no intuito de propor um tratamento estético e crítico ao fator conservador de sua obra.Downloads
Publicado
2021-11-08
Como Citar
Borges, M. T. (2021). ELOGIO DO PARADOXO: ALGUMAS NOTAS SOBRE O TRÁGICO EM NELSON RODRIGUES. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 25(51), 4–25. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/6873
Edição
Seção
Dossiê temático: Teatro e Dramaturgia em tempos de crise