O TEATRO POLÍTICO NO “CORPO A CORPO” DE ODUVALDO VIANNA FILHO

Autores

Palavras-chave:

Teatro brasileiro, Vianinha, Corpo a Corpo

Resumo

Neste artigo, discutimos os aspectos sociais e históricos que permeiam a peça “Corpo a corpo”, dramaturgia de 1970 de Oduvaldo Vianna Filho. Tendo como objetivo geral discutir as questões que tangenciam arte, política e sociedade, para concretizar a discussão proposta, tivemos como objetivos específicos: apresentar o autor Oduvaldo Vianna Filho, bem como seu contexto histórico e as contradições imanentes à efervescência artística característica desse período e analisar a peça “Corpo a corpo” a partir da relação dialética existente entre ela e os elementos mencionados anteriormente. Os autores que embasaram a discussão foram Betti (2013), Peixoto (1983), Vianna Filho (1968; 1972; 2007), Sodré (1974) entre outros.

Biografia do Autor

Mileni Vanalli Roéfero, Universidade de São Paulo

Licenciada em Teatro pela Universidade Estadual de Maringá - PR, Especialista em Arte na Educação pela UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista), Mestranda em Teoria e Prática do Teatro pela Universidade de São Paulo (USP) e docente colaboradora do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Rebeca da Silva Braia, Universidade de São Paulo

Atriz no Centro Popular de Cultura da UMES e Mestranda em Teoria e Prática do Teatro pela Universidade de São Paulo (USP)

Downloads

Publicado

2021-11-08

Como Citar

Roéfero, M. V., & Braia, R. da S. (2021). O TEATRO POLÍTICO NO “CORPO A CORPO” DE ODUVALDO VIANNA FILHO. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 25(51), 205–223. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/6881

Edição

Seção

Dossiê temático: Teatro e Dramaturgia em tempos de crise