A MARCHA DA HISTÓRIA EM COMBUSTÃO: OLHAR CONTEMPORÂNEO PARA “CAMINO REAL” DE TENNESSEE WILLIAMS
Palavras-chave:
Tennessee Williams, Dramaturgia norte-americana, política externa imperialista.Resumo
O presente artigo busca analisar os principais expedientes dramatúrgicos da peça “Camino Real” (1953) de Tennessee Williams, de que maneira estes canalizam dialeticamente o passado, presente e futuro da história estadunidense e, por consequência, da devastadora política externa imperialista que amanhecia no período em que foi produzida. Com rupturas experimentais radicais, a obra formaliza dramaturgicamente a determinante política que tanto interfere na dinâmica global desde seu engendramento, costurando vibrantes elementos do teatro popular e de influência expressionista. Tendo em vista que não foi bem recebida originalmente pela crítica hegemônica, mesmo que Williams estivesse no auge de sua carreira, também é objetivo elucidar sobre a pungente dimensão contemporânea da obra, a contrapelo de sua recepção.
ENGLISH VERSION
Burning March of History: Contemporary look at Tennessee Williams’ “Camino Real”
Abstract: The present article seeks to analyze the Tennessee Williams’ play “Camino Real” (1953), its main formal elements and how they dialectically channel American History’s past, present and future, as well as the country’s devastating imperialist foreign policy which was engendered in the period. With radical experimental ruptures, the play thus frames such policy, which is adamant to global dynamics, by intertwining vibrant elements from popular theatre and expressionist influence. Since it was not originally well-received by hegemonic critics, the article also seeks to elucidate on its poignant contemporary aspects against the grain of its reception.
Key words: Tennessee Williams, North American theatre; Imperialist Foreign Policy