UM CORO DE VOZES DO SUBÚRBIO: POLIFONIA EM BOCA DE OURO, DE NELSON RODRIGUES

Autores

  • Alberto Hércules dos Santos Coelho Barbosa

Palavras-chave:

polifonia, teatro, discurso

Resumo

O trabalho discute a definição de polifonia, proposta por Bakhtin, aliada às concepções sobre o texto teatral de Ubersfeld na análise do texto dramático Boca de ouro, de Nelson Rodrigues, destacando os seguintes traços polifônicos: a estrutura composicional da peça, seu enredo; e as personagens. Os dois aspectos, ao se entrecruzarem, constituem a face polifônica do texto de Nelson Rodrigues e um traço fundamental do dramaturgo: o quanto suas personagens são lugares de mediação e exprimem consciências autônomas à voz do autor.

Biografia do Autor

Alberto Hércules dos Santos Coelho Barbosa

Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. É Mestre em Letras pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PROFLETRAS/UFRRJ) e doutorando em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2021-11-08

Como Citar

Barbosa, A. H. dos S. C. (2021). UM CORO DE VOZES DO SUBÚRBIO: POLIFONIA EM BOCA DE OURO, DE NELSON RODRIGUES. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 25(51), 192–204. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/6987

Edição

Seção

Dossiê temático: Teatro e Dramaturgia em tempos de crise