O RESTO NÃO É SILENCIO: A FANTASMAGORIA NO ENCONTRO ENTRE BERTOLT BRECHT E TONY KUSHNER

Autores

  • Vanessa Cianconi UERJ

Palavras-chave:

Bertolt Brecht, Fantasmagoria, Tony Kushner

Resumo

Terror e Miséria no 3o Reich de Bertolt Brecht é a peça que deu origem a A Bright Room Called Day do dramaturgo estadunidense Tony Kushner. Ela é supostamente sobre a morbidez em relação à maldade política. É a manifestação do que ela pretende descrever – uma conexão entre o passado e o presente. O fantasma de Die Alte [A Velha] é a ligação entre um passado perturbador, um presente sombrio e um futuro incerto. Agnes, a mulher que não cedeu ao exílio, é quem media esse deslocamento de horrores durante as guerras. Die Alte, ao entrar pela janela na casa da Agnes Eggling, não lembrava a que guerra ela se referia, mas Agnes vê a barbárie da guerra através dos olhos de Walter Benjamin. O objetivo deste trabalho é tentar traçar um paralelo entre os fantasmas dos dois dramaturgos e elucidar o que entra no apartamento de Agnes e o que, de fato, está “do lado de fora” para os norte-americanos, ou seja, o que Die Alte realmente é: uma representante dos horrores do passado que vê a guerra como um “tempo maravilhoso”.

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

Cianconi, V. (2021). O RESTO NÃO É SILENCIO: A FANTASMAGORIA NO ENCONTRO ENTRE BERTOLT BRECHT E TONY KUSHNER. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 25(51), 112–127. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/6991

Edição

Seção

Dossiê temático: Teatro e Dramaturgia em tempos de crise