A ESCRITA DA HISTÓRIA NO LIVRO O GOLPE E A DITADURA MILITAR: 40 ANOS DEPOIS (1964-2004)

Autores

Palavras-chave:

Ditadura Militar, Escrita da História, Historiografia Brasileira.

Resumo

Em 2004 completou-se 40 anos do golpe-civil militar de 1964, evento que depôs o presidente João Goulart e instaurou a Ditadura no Brasil. A efeméride foi marcada pela publicação de inúmeros trabalhos sobre o tema, dentre os quais a coletânea O golpe e a ditadura militar: 40 anos depois (1964-2004), organizada por Daniel Aarão Reis Filho, Marcelo Ridenti e Rodrigo Patto Sá Motta. A pesquisa que ora se apresenta tem como objetivo analisar a escrita da história contida no livro, para compreensão de suas múltiplas abordagens historiográficas, a partir da articulação entre política, cultura e história. A metodologia dialoga com a produção bibliográfica, analisada sob o ponto de vista crítico, fundamentado nos elementos teórico-conceituais intrínsecos à pesquisa em História. A coletânea contribuiu decisivamente para o debate sobre a memória e a rediscussão sobre a participação civil na construção da Ditadura, sob uma perspectiva de superação da dicotomia entre apoio e rejeição. Os textos, embora diversos em suas propostas temáticas e aportes teóricos, oferecem possibilidades de análise da Ditadura Militar para além das simplificações da memória social construída posteriormente e, a despeito da ausência de temas importantes, como mulheres e trabalhadores, contribuiu para a divulgação e ampliação dos estudos sobre Ditadura no Brasil.

Biografia do Autor

Cristina Ferreira, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em História Social (UNICAMP) e Professora de História do Brasil Império e República do Departamento de História e Geografia da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Coordenadora do Centro de Memória Oral e Pesquisa - CEMOPE.

Downloads

Publicado

2022-02-02

Como Citar

Ferreira, C. (2022). A ESCRITA DA HISTÓRIA NO LIVRO O GOLPE E A DITADURA MILITAR: 40 ANOS DEPOIS (1964-2004). Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 26(52), 40–62. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/7067

Edição

Seção

Artigos