ERA DIGITAL, HUMANIDADES DIGITAIS E INTELIGÊNCIA COLETIVA:

SOMOS CIDADÃOS AUTOMATIZADOS

Autores

  • Márcia do Socorro Coêlho de Oliveira UNIGRANRIO

Palavras-chave:

Era Digital, Humanidades Digitais, Inteligência Coletiva Reflexiva.

Resumo

Ao abordar a temática do novo tipo de humanidade, a humanidade digital, o presente artigo objetivou ressaltar algumas características desta parte do século XXI a que estamos expostos: sobre aspectos da era digital e da importância do desenvolvimento da inteligência coletiva. O caminho metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica, pautando-se, principalmente, nas concepções de Agamben (2005), Lévy(2007; 2017; 2019) e Harari (2018), os quais nos proporcionam refletir sobre este assunto desde que as mídias e tudo o que é digital começaram a manipular o pensamento e as ações humanas. Por meio de uma abordagem qualitativa, com base na teoria apresentada, construiu-se uma literatura reflexiva que visa colaborar com o homem da atualidade, o cidadão automatizado, não que seja um robô, mas que é (ou está) “escravo” das plataformas digitais. Concluiu-se, assim, que é importante que se façam reflexões acerca da consciência coletiva e o exercício do poder, pois as relações sociais e políticas deste século em diante serão, cada vez mais, pautadas no que é digital.

Biografia do Autor

Márcia do Socorro Coêlho de Oliveira, UNIGRANRIO

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação de Doutorado em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? Outra travessia 5. Tradução de Nilceia Valdati. IIha de Santa Catarina - 2° semestre de 2005.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Aula inaugural no College de France, Pronunciada em 2 de dezembro de 1970 tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21 / Yuval Noah Harari; tradução Paulo Geiger. 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

LEVY, Pierre. Le rôle des humanités numériques dans le nouvel espace politique. 2019. Sens public. Disponível em: http://sens-public.org/articles/1369/. Acesso em 15 mai. 2021.

______. Inteligência Coletiva. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

_______. A pirâmide algorítmica. Sens public, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.7202/1048859ar. Acesso em 02 jun. 2021.

OSNOS, Evan. Mark Zuckerberg pode consertar o Facebook antes de quebrar a democracia? The New Yorker. Publicado na edição impressa do 17 de setembro de 2018, edição, com a manchete "Ghost in the Machine". Disponível em: Mark Zuckerberg pode consertar o Facebook antes de quebrar a democracia |? The New Yorker. Acesso em 29 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

Oliveira, M. do S. C. de. (2024). ERA DIGITAL, HUMANIDADES DIGITAIS E INTELIGÊNCIA COLETIVA: : SOMOS CIDADÃOS AUTOMATIZADOS. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 31(57). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/7820