APRENDIZAGEM MÓVEL: A PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

mobile learning, m-learning, aprendizagem móvel, ensino-aprendizagem, tecnologias móveis.

Resumo

O presente trabalho se propôs a analisar o estado da arte do uso de dispositivos móveis no ensino formal no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental, que buscou coletar, analisar e discutir como o avanço das pesquisas sobre Mobile Learning dentro de diversas áreas do conhecimento foram se dando nos anos de 2015 até 2023 no Brasil. Foram analisadas teses e dissertações da CAPES, da BDTD -Banco Digital de Teses e Dissertações. Os resultados evidenciam um avanço no que se entende como uso da Aprendizagem Móvel somando forças com o ensino tradicional e, até, por vezes substituindo o mesmo. A investigação também permitiu verificar o número reduzido de pesquisas sobre a formação do professor para utilizar as tecnologias móveis em sua prática docente. Também foi possível concluir que a aprendizagem móvel é uma temática de interesse de diferentes áreas do conhecimento, e, dentre elas, a área da Pedagogia, dentro do âmbito nacional, foi a que teve o maior número de trabalhos

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Publicado

2024-04-25

Como Citar

Gonçalves, L. A. C., & Pinto, L. L. (2024). APRENDIZAGEM MÓVEL: A PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 29(55), 1–21. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/8613

Edição

Seção

Artigos