O DESENVOLVIMENTISMO E A IMIGRAÇÃO NO BRASIL NA DÉCADA DE 1950

Autores

Palavras-chave:

Imigração, OIT, Desenvolvimentismo

Resumo

A imigração no Brasil se deu de forma complexa onde diferentes nacionalidades participaram ativamente do nosso processo histórico. Visando contribuir na análise desse processo empreendemos uma pesquisa que buscou evidenciar as visões institucionais e as representações sociais amplamente difundidas durante a década de 1950 sobre a imigração no Brasil em um período fortemente marcado pelo desenvolvimentismo. A pesquisa contou com ampla análise documental e bibliográfica e fornece ricas informações em relação à imigração e sua relação com o mundo do trabalho nacional durante o período desenvolvimentista. 

Biografia do Autor

Márcia Regina Castro Barroso, PPGHCA-PROPEP-UNIGRANRIO

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) da UNIGRANRIO, Psicóloga CRP:05/73483; Pós-Doutorado em Sociologia (FAPERJ-PPGSA-IFCS-UFRJ); Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ com período sanduíche em Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris); Mestre em Ciências Sociais e Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da UFF; Especialista em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFRJ e Bacharel e Licenciada em História pela UFF. Atualmente está cursando a especialização em Neuropsicologia (CAAESM) e tem se dedicado a temas tais como: Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC); Psicologia, Sociologia e Trabalho; Transformações no mundo do trabalho: uso de novas tecnologias no processo produtivo; Imigração e Trabalho. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Estudos Interdisciplinares em Saúde, Trabalho, Educação e Sociedade (SATEDES)

Downloads

Publicado

2024-04-25

Como Citar

Barroso, M. R. C. (2024). O DESENVOLVIMENTISMO E A IMIGRAÇÃO NO BRASIL NA DÉCADA DE 1950. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 29(55), 99–118. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/8614

Edição

Seção

Artigos