A LITERATURA INFANTOJUVENIL COM A TEMÁTICA DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA E A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO NAS ESCOLAS
Palavras-chave:
literatura infantojuvenil, religiões de matriz africana, letramento racial críticoResumo
O presente trabalho objetiva discutir o papel da literatura infantojuvenil com a temática das religiões de matriz africana como importante ferramenta de letramento racial crítico no contexto escolar. Para tanto, apresentamos as diferentes visões acerca do conceito de letramento na área de Educação e nos Estudos da Linguagem. A partir de uma concepção plural e ideológica do termo, entendemos letramento como prática social situada em diferentes eventos e agências. Em seguida, abordamos o surgimento do termo letramento racial crítico como decorrente dos pressupostos da Teoria Racial Crítica e como modo de refletir sobre como raça e racismo operam na vida em sociedade. Por fim, discutimos obras de literatura infantojuvenil com a temática das religiões de matriz africana que foram alvo de racismo religioso. A dificuldade de aceitação dessas obras por professores, pais e estudantes é um indício de que trazer narrativas não hegemônicas de grupos excluídos pode contribuir para a promoção do letramento racial crítico.