O DESENVOLVIMENTO COMPLEXO DA AUTONOMIA A PARTIR DE ESTRATÉGIAS DE GAMIFICAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO JOGO “AMONG US”

Autores

Palavras-chave:

Autonomia do aprendiz, Gamificação, Modelo MDE

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar uma proposta de desenvolvimento de estratégias gamificadas (Fadel et al., 2014) tendo como objetivo o desenvolvimento da autonomia do aprendiz, compreendida como um sistema complexo (Kirshbaum, 1998; Larsen-Freeman, 1997). Para isso, apresentamos o conceito de autonomia (Franco, 2013; Paiva, 2006; Oxford, 2003) e de gamificação (Werbach, Hunter, 2021). Posteriormente, relacionamos os conceitos teóricos abarcados neste artigo e explicitamos os elementos de Mecânica, Dinâmica e Estética (Limantara et al., 2020) presentes no jogo Among Us que possam se relacionar com o desenvolvimento da autonomia de aprendizes em uma perspectiva de ensino crítico (Kumaravadivelu, 2001) estratégias gamificadas.

Downloads

Publicado

2024-04-25

Como Citar

Matos, A. S., & Brito, L. F. de. (2024). O DESENVOLVIMENTO COMPLEXO DA AUTONOMIA A PARTIR DE ESTRATÉGIAS DE GAMIFICAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO JOGO “AMONG US”. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 29(55), 171–189. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/8636

Edição

Seção

Artigos