ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: REFLEXÕES HISTÓRICAS PARA A COMPREENSÃO DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS
Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Ensino, História, Abordagens, MetodologiasResumo
Este trabalho discute algumas reflexões históricas sobre o ensino de Língua Portuguesa no Brasil como língua materna. Destacamos que estudar a história de uma língua é diferente de estudar a história do ensino de uma língua. Em geral, essas duas “histórias” não se misturam. Este trabalho tem por objetivo traçar um panorama sobre o ensino de Língua portuguesa no Brasil, apontando as mudanças de perspectivas e das metodologias utilizadas, de forma a contextualizar as discussões acerca do ensino de língua/linguagem nos dias atuais. Em perspectiva interdisciplinar, o presente trabalho articula o seu referencial com as áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Educação e História.
Downloads
Publicado
2024-04-25
Como Citar
Vilaça, M. L. C., & Manoel, B. C. L. (2024). ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: REFLEXÕES HISTÓRICAS PARA A COMPREENSÃO DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 29(55), 209–228. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/8651
Edição
Seção
Artigos