JOEL RUFINO DOS SANTOS:

UM INTELECTUAL ESSENCIAL PARA NOSSOS TEMPOS

Autores

  • Renata De Almeida Oliveira UNIGRANRIO (PPGHCA), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF),Universidade Federal Fluminense (PURO/UFF)
  • Andressa Monteiro de Carvalho

Resumo

Este trabalho tem como objetivo, discutir a vida e a obra de Joel Rufino dos Santos enquanto intelectual do pobre. Nele busca-se analisar as principais teorias de Joel Rufino, bem como seus escritos a partir dos livros, Épuras do Social (2004) e Assim foi (se me parece) (2008), relacionando-os as suas obras de literatura infantil, O presente de Ossanha (2000) e a Botija de ouro (1984). Tem-se como propósito, perceber os encontros teóricos dos textos e as articulações que Joel Rufino propôs para tornar os conceitos teóricos acessíveis ao entendimento da criança. Além das narrativas do autor aqui discutido, pretende-se lançar mão de estudos que buscam propor um diálogo com a cultura das margens, dando voz a questões que muitas vezes são subalternizadas e colocadas em um “não-lugar” dentro da sociedade. Assim, essa pesquisa se dará no campo metodológico bibliográfico, analisando os diferentes ângulos de escrita de Joel Rufino.

Biografia do Autor

Renata De Almeida Oliveira, UNIGRANRIO (PPGHCA), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF),Universidade Federal Fluminense (PURO/UFF)

Renata Oliveira possui doutorado em Memória Social (2017). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009), Mestrado em Memória Social, Pós-Graduação em Produção Cultural pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) . é também Mestre em Comunicação, Educação e Cultura em Periferias Urbanas (2022) pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Pós-Doutora em Cultura e Territorialidade (2022) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pós-doutora em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Possui MBA em Gestão Estratégica em Publicidade e Propaganda pela UNYLEYA. Durante o Mestrado em Memória Social foi bolsista REUNI, atuando em turmas de graduação e coorientação de bolsistas PIBIC/CNPq, sendo orientada pela Profa Dra Regina Abreu. No doutorado foi bolsista CAPES. Atuou como pesquisadora e Produtora Executiva no Projeto FAPERJ "Memória, Cultura, Transformação Social e Desenvolvimento: Panorama Museal do Estado do Rio de Janeiro" desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social PPGMS/UNIRIO em parceria com o IBRAM com apoio da FAPERJ e no projeto Museus do Rio, onde foi realizada pesquisa de museus na capital do Estado do Rio de Janeiro e atualização do site www.museusdorio.com.br. Atuou como Historiadora na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e Coordenadora de Teatros e da Companhia Municipal de Dança em Duque de Caxias. Atuou como Consultora (2013) do Programa Escolas do Amanhã (SME/RJ) através da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e como Pesquisado e Relatora na ONG Viva Rio (2014), Gerente de Comunicação Interna (2015-2017) e Supervisora de Projetos até 2018. Atuou como Professora Substituta da Universidade Federal Fluminense (UFF), no curso de "Produção Cultural" (2018); Tutora Voluntária do Curso de Pedagogia EAD na UNIRIO (CEDERJ) na disciplina "Trabalho de Conclusão de Curso II" e atuação como professora de cursos livres EAD e na Produção de Conteúdo sobretudo nas áreas de Produção de Eventos da Universidade Estácio de Sá. Atua desde 2018 como Diretora de Gestão de Projetos na A Dona da Casa Produções Artísticas LTDA. Atual na área de Elaboração de Projetos na OS Inova Rio (2019 temporário). Atualmente é professora substituta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF) nos cursos de Pedagogia e Geografia, professora substituta do Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense e trabalha na área de Relatoria e Monitoramento de Projetos na UEVOM.

Andressa Monteiro de Carvalho

Andressa Carvalho é doutoranda no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes, e mestre na mesma área pela Universidade do Grande Rio. Possui especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense, e em Docência e Performance na Educação a Distância. É graduada em Pedagogia (2016) e Letras (2014). Integra o grupo de pesquisa "Margens da Literatura" (CNPq) e possui experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atualmente, cursa ADS Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com foco em desenvolver projetos de tecnologias educacionais.

Downloads

Publicado

2025-03-18

Como Citar

Oliveira, R. D. A., & Monteiro de Carvalho, A. (2025). JOEL RUFINO DOS SANTOS: : UM INTELECTUAL ESSENCIAL PARA NOSSOS TEMPOS. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 32(58), 157–171. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/9219