USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE LITERATURA

Autores

Resumo

A tecnologia tem revolucionado a educação, influenciando em metodologias e estratégias, ultrapassando o simples uso de dispositivos em sala de aula. Diferentes tecnologias proporcionam a criação de ambientes disruptivos mais dinâmicos, interativos e criativos. Nesse contexto,   A IA surge como uma inovadora aliada ao ensino de Literatura, unindo criatividade e tecnologia. Tradicionalmente, o ensino de Literatura envolve a apreensão do contexto sociocultural, das características predominantes das principais obras e autores e a análise de textos dos movimentos literários. Com a IA, essa dinâmica se transforma, permitindo que os alunos criem suas próprias artes, inspirados por diferentes obras literárias. O objetivo desse trabalho apresentar e discutir o uso da inteligência artificial Leonardo.ai a partir de uma prática pedagógica que teve como objetivo tornar o estudo da Literatura mais interativo e estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos. O aporte teórico desse estudo baseia-se no conceito de zonas de desenvolvimento do Vygotsky e na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas.

Biografia do Autor

Lilia Aparecida Costa Gonçalves, UNIGRANRIO

Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Letras da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO.  

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6806-8314

Downloads

Publicado

2025-03-18

Como Citar

de Mendonça , L. H., Muniz Araújo Saturnino, V., & Gonçalves, L. A. C. (2025). USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE LITERATURA. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 32(58), 108–121. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/9230