Tecnologias, Apps, Inteligência Artificial e Formação de Professores:
Encontros, Pesquisas e Debates Interdisciplinares
Resumo
Pensar nas tecnologias digitais é sempre uma tarefa desafiadora e com muitos aspectos a considerar. É frequente o fascínio com o que elas nos oferecem assim como o reconhecimento sobre os desafios que as acompanham. Trata-se, portanto, de uma tarefa complexa. E, sempre que uma tarefa complexa se apresenta, a Interdisciplinaridade se coloca como um caminho de reflexões, discussões, pesquisa e enfrentamento dos desafios.
Foi esse caminho interdisciplinar que o I Encontro de Grupos de Pesquisa em Educação, Linguagem e Tecnologias (ENPELT) e o V Seminário de Cultura Digital, Inovação e Educação (2024) buscaram proporcionar para estudantes, professores, professores em formação e pesquisadores.
Ao longo de 5 dias, somados os 2 eventos, a interdisciplinaridade abriu espaço para trabalhos, debates, palestras, minicursos e oficinas. Dessa forma, os eventos organizados pelos grupos de pesquisa NELPED e NINTEL criaram oportunidade de estudo, pesquisa e formação.
A presente chamada temática teve por finalidade trazer um pouco das discussões e dos trabalhos apresentados nos dois que ocorreram no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes, da Unigranrio/Afya.
Encontraremos aqui artigos sobre inteligência artificial em práticas docentes e acadêmicas, além de discussão que busca trazer contribuições para a formação de professores para uso de inteligência artificial e para o letramento digital para inteligência artificial. Também teremos discussões sobre o uso de tecnologias digitais assistivas para fins pedagógicos na promoção da inclusão digital e social.