A ESCOLA E O DOCENTE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: REFLEXÃO BASEADA NO FILME “A CORRENTE DO BEM"

Acácio Alves de Oliveira, Leda Helena Galvão de O. Farias, Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá, Viginia Mara Próspero da Cunha

Resumo


RESUMO: A obra cinematográfica, sendo linguagem e comunicação visual, se faz ótimo recurso metodológico para a discussão e a reflexão de questões sociais ou pessoais, pois expressa aspectos da vida social, sentidos, crises e reflexões sobre o que ocorre em determinado espaço, em determinado contexto social. Considerando a importância da formação e da prática docente para a escola exercer sua função na sociedade contemporânea, o texto apresenta reflexões sobre o filme “A Corrente do Bem”, lançado no ano de 2001/USA, sob direção de Mimi Leder. Nele a diretora usa o espaço da sala de aula de uma escola – destacando o papel do educador quanto à metodologia, estratégias, comportamento dos alunos, frustrações, medos e expectativas docentes, violência entre os muros escolares – como recurso para reflexão sobre sociedade atual, evidenciando que a reflexão sobre a formação do professor, sua história de vida e o contexto em que atua são fundamentais para a alteração da postura e da prática necessárias para o avanço qualitativo da escola contemporânea.

 


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