Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O periódico tem como foco o estímulo à produção e disseminação de conhecimentos sobre turismo, de forma a contribuir para atividades acadêmicas e para ações em organizações públicas e privadas. A sua estrutura está dividida nas seguintes seções: artigos, estudos de caso e ensaios teóricos; resenhas de livros e entrevistas e seu público-alvo é constituído por professores, pesquisadores, estudantes, profissionais e pessoas interessadas na literatura do turismo. O periódico não cobra nenhum tipo de taxa para submissão ou publicação.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas de livros

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Revisão por pares

O processo de revisão é baseado nos conceitos de desk review e duplo parecer cego (double blind peer-review).

Processo de avaliação

Os artigos submetidos á RAOIT serão submetidos a um processo de revisão de admissão (desk review) onde será julgado: 1 se o artigo se encaixa no Foco e Escopo do periódico, 2 se o artigo foi feito de acordo com as Diretrizes para Autores e 3 se o artigo contém plágio menor detectado de acordo com o programa PLAGIUS.

Após o desk review a o artigo será encaminhado para o processo de duplo parecer cego (double blind peer-review), onde cada artigo é avaliado por dois pareceristas especialistas que não têm conhecimento da autoria do artigo.

Se houver pareceres conflitantes, um terceiro avaliador é convidado para a análise do texto.

O resultado das avaliações pode ser de 3 tipos:

1. Publicar o trabalho sem alterações;

2. Publicar o trabalho após as alterações necessárias;

3. Não publicar o trabalho.

Após a análise dos pareceristas, será emitida a decisão editorial final, baseada nos pareceres sobre o texto.

 

Avaliadores

Os avaliadores da RAOIT são de origem nacional e internacional, vinculados à instituições de alto gabarito da temática do turismo. Obrigatoriamente todos avaliadores devem ter título de doutor.

Tempo de avaliação

Os textos recebidos são dispostos na fila de textos para avaliação. Os textos que estão a mais tempo na fila terão prioridade na avaliação.

O tempo estimado de avaliação por pares é de 60 dias.

 

O processo editorial de avaliação é conduzido pela editoria da seguinte forma:

A editoria envia um convite para o avaliador, considerando a temática de interesse do avaliador e a temática do texto submetido. O avaliador tem 7 dias para responder o convite e aceitar ou rejeitar. Em caso de aceite, é disponibilizada uma ficha de avaliação, que deverá ser preenchida em um prazo de 28 dias e será disponibilizada aos autores junto à decisão editorial.

 

Taxa de rejeite (2018)

Artigos avaliados - 16

Artigos rejeitados - 7

Taxa de rejeite - 44%

 

Periodicidade

A partir de 2019 o periódico passou a ser editado com periodicidade quadrimestral, com seus números publicados nos primeiros dias úteis de Abril, Agosto e Dezembro. O fluxo de submissão continuará a ser contínuo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio da iniciativa Open Acces pela disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público no ambiente digital. Além disso, não cobra taxas aos autores em nenhuma fase do processo editorial.


 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...