Sustentabilidade premiada: mudanças observadas entre organizações vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em Turismo

Luanna Suellen dos Santos, Helena Araújo Costa, Solange Alfinito

Resumo


As premiações de sustentabilidade são vistas como um estímulo para que organizações continuem praticando ações mais sustentáveis e como um mecanismo, sobretudo, para aumentar a credibilidade na comunicação com clientes. Assim, neste estudo, objetiva-se analisar as mudanças observadas entre organizações vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade no Turismo, de 2012 a 2016. Para isso, apura-se a visão de gestores sobre a situação atual das iniciativas premiadas e de suas organizações, as mudanças ocorridas em relação a estratégia, desempenho, clientes, concorrentes, fornecedores, parceiros e colaboradores, e a influência do Prêmio para tais mudanças. O referencial teórico é composto por conceitos que articulam turismo, sustentabilidade, responsabilidade e ecolabels, com foco nas premiações. A metodologia tem abordagem quantitativa por meio de survey on-line, com adesão de 22 respondentes. Os dados primários são analisados pelo uso de estatística descritiva e inferencial. Observa-se que, praticamente, a totalidade das empresas aprimora ou mantém as iniciativas após a premiação. As mudanças percebidas pelas vencedoras dizem mais respeito a aspectos estratégicos, de cultura interna e de planejamento do que a vendas e faturamento. Revela-se ainda que a maioria das mudanças investigadas é atribuída ao Prêmio. Dois conjuntos de mudanças são identificados como mais relevantes: um ligado ao mercado consumidor (os clientes), e outro, a stakeholders (fornecedores, parceiros). Ambos fortalecem a visão de que o Prêmio analisado contribui para o fortalecimento de premissas de sustentabilidade na atuação das organizações vencedoras em diferentes aspectos e níveis.


Palavras-chave


Premiações; Sustentabilidade; Turismo Sustentável.

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DOI: https://doi.org/10.17648/raoit.v13n1.5135

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