MODELAGEM MATEMÁTICA E BICICLETA: INVESTIGAÇÃO DO CUSTO BENEFÍCIO DESTE MEIO DE TRANSPORTE

Fábio Andress Santos, Marli Teresinha Quartieri

Resumo


Este texto pretende relatar dados decorrentes de uma prática pedagógica envolvendo o uso da Modelagem Matemática e o tema bicicleta, em aulas de Matemática. A pesquisa de cunho qualitativo utilizou a abordagem estudo de caso, sendo desenvolvida em uma turma de 3º. ano do Ensino Médio. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizados o diário de campo do professor e do aluno, gravações de aula em vídeo e áudio. Durante a prática pedagógica foram realizados trabalhos em grupo envolvendo: pesquisas sobre a importância e os benefícios do uso da bicicleta; atividades relacionando a bicicleta com conteúdos matemáticos. Este artigo apresenta resultados da atividade que tinha como objetivo investigar o custo benefício deste meio de transporte. Como resultados os alunos ficaram surpresos com as contribuições positivas do uso da bicicleta como meio de transporte para o meio ambiente, bem como o custo baixo de sua utilização. Destaca-se que com o andamento da pesquisa, temas de outras áreas e de interesse dos alunos foram sendo discutidos o que tornou a aula participativa e os alunos agentes ativos da sua aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.OrgCapes .periodicos.

 

Anti-plágio