MODELAGEM MATEMÁTICA E BICICLETA: INVESTIGAÇÃO DO CUSTO BENEFÍCIO DESTE MEIO DE TRANSPORTE
Resumo
Este texto pretende relatar dados decorrentes de uma prática pedagógica envolvendo o uso da Modelagem Matemática e o tema bicicleta, em aulas de Matemática. A pesquisa de cunho qualitativo utilizou a abordagem estudo de caso, sendo desenvolvida em uma turma de 3º. ano do Ensino Médio. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizados o diário de campo do professor e do aluno, gravações de aula em vídeo e áudio. Durante a prática pedagógica foram realizados trabalhos em grupo envolvendo: pesquisas sobre a importância e os benefícios do uso da bicicleta; atividades relacionando a bicicleta com conteúdos matemáticos. Este artigo apresenta resultados da atividade que tinha como objetivo investigar o custo benefício deste meio de transporte. Como resultados os alunos ficaram surpresos com as contribuições positivas do uso da bicicleta como meio de transporte para o meio ambiente, bem como o custo baixo de sua utilização. Destaca-se que com o andamento da pesquisa, temas de outras áreas e de interesse dos alunos foram sendo discutidos o que tornou a aula participativa e os alunos agentes ativos da sua aprendizagem.Downloads
Publicado
2014-12-30
Como Citar
Santos, F. A., & Quartieri, M. T. (2014). MODELAGEM MATEMÁTICA E BICICLETA: INVESTIGAÇÃO DO CUSTO BENEFÍCIO DESTE MEIO DE TRANSPORTE. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2614
Edição
Seção
Artigos
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