A EVOLUÇÃO DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O ENFOQUE DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO

Thiago de Azevedo Gomes, Chang Kuo Rodrigues

Resumo


O presente estudo é definido a partir de uma investigação sobre a evolução das tendências referentes à Educação Matemática, com o intuito de entender melhor o professor de Matemática da Educação Básica, cuja formação sofre os impactos advindos das transformações sociais e dos avanços tecnológicos, apesar de não perder o foco no mercado de trabalho. Aqui, tratamos de considerações sobre a evolução das tendências da Educação Matemática e será feito um alerta para que o trabalho desse profissional seja acrescido de estratégias e ferramentas que objetivem efetivo ensino dessa disciplina. Nesse processo, a História da Matemática pode oferecer uma importante contribuição, pois constatou-se que o trabalho com um enfoque voltado à história da disciplina pode ser rico em conceitos e em atividades que permitem que se compreenda a importância desses saberes para o professor de Matemática que atua no Ensino Fundamental e Médio, firmando assim, o comprometimento com a aprendizagem do educando. 

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.OrgCapes .periodicos.

 

Anti-plágio