UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Sidney Lopes Sanchez Junior, Marília Bazan Blanco, João Coelho Neto

Resumo


O presente trabalho visa identificar o que tem sido produzido no Brasil referente ao ensino da Matemática na Educação infantil. O método utilizado foi o da revisão sistemática de literatura, com o objetivo de identificar os principais temas abordados nos trabalhos, apontando seus objetivos e apresentando uma síntese dos resultados. Esta revisão partiu da busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na qual encontrou-se doze trabalhos abordando a temática. Após o mapeamento das produções científicas, realizou-se um estudo exploratório a partir da leitura dos resumos dos artigos, dissertações e teses encontradas, para análise geral do tema proposto e seleção dos trabalhos que abordassem a temática de interesse do estudo, para a partir de então, iniciar uma análise mais aprofundada dos trabalhos selecionados. Como considerações, os trabalhos se relacionam, principalmente, com a formação de professores, apresentando discussões teóricas e a percepção desses professores sobre o ensino e aprendizagem da Matemática. Apenas um dos trabalhos traz uma proposta prática, com o desenvolvimento de um software para o ensino de Matemática para crianças.


Palavras-chave


Educação Infantil; Matemática; Formação de professores

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.Org