UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palabras clave:
Educação Infantil, Matemática, Formação de professoresResumen
O presente trabalho visa identificar o que tem sido produzido no Brasil referente ao ensino da Matemática na Educação infantil. O método utilizado foi o da revisão sistemática de literatura, com o objetivo de identificar os principais temas abordados nos trabalhos, apontando seus objetivos e apresentando uma síntese dos resultados. Esta revisão partiu da busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na qual encontrou-se doze trabalhos abordando a temática. Após o mapeamento das produções científicas, realizou-se um estudo exploratório a partir da leitura dos resumos dos artigos, dissertações e teses encontradas, para análise geral do tema proposto e seleção dos trabalhos que abordassem a temática de interesse do estudo, para a partir de então, iniciar uma análise mais aprofundada dos trabalhos selecionados. Como considerações, os trabalhos se relacionam, principalmente, com a formação de professores, apresentando discussões teóricas e a percepção desses professores sobre o ensino e aprendizagem da Matemática. Apenas um dos trabalhos traz uma proposta prática, com o desenvolvimento de um software para o ensino de Matemática para crianças.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.