UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

Palabras clave:

Educação Infantil, Matemática, Formação de professores

Resumen

O presente trabalho visa identificar o que tem sido produzido no Brasil referente ao ensino da Matemática na Educação infantil. O método utilizado foi o da revisão sistemática de literatura, com o objetivo de identificar os principais temas abordados nos trabalhos, apontando seus objetivos e apresentando uma síntese dos resultados. Esta revisão partiu da busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na qual encontrou-se doze trabalhos abordando a temática. Após o mapeamento das produções científicas, realizou-se um estudo exploratório a partir da leitura dos resumos dos artigos, dissertações e teses encontradas, para análise geral do tema proposto e seleção dos trabalhos que abordassem a temática de interesse do estudo, para a partir de então, iniciar uma análise mais aprofundada dos trabalhos selecionados. Como considerações, os trabalhos se relacionam, principalmente, com a formação de professores, apresentando discussões teóricas e a percepção desses professores sobre o ensino e aprendizagem da Matemática. Apenas um dos trabalhos traz uma proposta prática, com o desenvolvimento de um software para o ensino de Matemática para crianças.

Biografía del autor/a

Sidney Lopes Sanchez Junior, Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio

Discente do Mestrado Profissional em Ensino

Universidade Estadual do Norte do Paraná

Marília Bazan Blanco, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Docente do Mestrado Profissional em Ensino

Centro de Ciências Humanas e Educação

Universidade Estadual do Norte do Paraná

João Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Docente do Mestrado Profissional em Ensino

Centro de Ciências Humanas e da Educação

Universidade Estadual do Norte do Paraná

Publicado

2018-02-23

Cómo citar

Sanchez Junior, S. L., Blanco, M. B., & Coelho Neto, J. (2018). UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(3). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4102