EXPERIMENTAÇÃO NA COZINHA: O ENSINO DE DENSIDADE A PARTIR DAS PROPRIEDADES DO OVO

Lara Pessanha Soares, Larissa Codeço Crespo

Resumo


O presente trabalho apresenta uma proposta de buscar, na cozinha, experiências cotidianas que ajudam no ensino das Ciências da Natureza, mais especificamente a Química, utilizando a metodologia do Estudo de Caso. As aulas foram desenvolvidas em turmas da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Admardo Alves Torres no município de São João da Barra/RJ. O objetivo foi verificar a capacidade dos alunos em resolver problemas de seu cotidiano, utilizando conceitos da Química, mas também da Física e da Biologia, de forma interdisciplinar. A experimentação foi utilizada como recurso didático. As aulas foram desenvolvidas em duas turmas, com duração de 100 minutos. Inicialmente foi feita a leitura do Estudo de Caso para expor as situações-problema que limitariam o tema da aula. Após a leitura, os alunos responderam os problemas a partir de seus conhecimentos prévios, para então desenvolverem as atividades práticas pertinentes à aula. No final da aula, os alunos retomaram as perguntas iniciais e responderam com outras considerações sobre o caso, utilizando conhecimentos científicos abordados na aula. Os resultados mostraram que a cozinha como fonte propiciadora de experimentos contextualizados pode corroborar para o aprendizado de conceitos científicos.


Palavras-chave


Ensino de Química; Experimentação; Contextualização; Cozinha.

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ISSN: 2238-2380

 

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