A CONCEPÇÃO DE UM PROFESSOR DESIGNER: ANALISANDO UM CASO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Sebastião Luiz da Silva Neto, Bruno Silva Leite

Resumo


A busca por constantes mudanças educacionais não depende apenas dos professores e de sua formação, além de outros fatores, é preciso considerar também a transformação das práticas pedagógicas na sala de aula. Este artigo tem como objetivo identificar quais docentes do curso de licenciatura em Química de uma universidade federal apresentam características de um professor designer, ou seja, se são empáticos, têm pensamento integrativo, apresentam otimismo, são inovadores (experimentalismo) e colaborativos. Para isso, esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, tratando-se de um estudo de caso, realizando entrevistas individuais com todos os docentes que ministram disciplinas no curso. A partir da elaboração do mapa de empatia, os dados foram coletados por meio da análise textual discursiva. Os resultados mostram que o experimentalismo, pensamento integrativo e otimismo foram as características de um professor designer mais observadas nos discursos dos docentes. Além disso, observa-se que um professor designer pode impactar positivamente sua sala de aula, o ambiente de trabalho, as relações com os colegas e a sociedade num contexto geral.


Palavras-chave


Formação de professores; Design Thinking; Professor designer; Ensino de Química

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ISSN: 2238-2380

 

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