A CONCEPÇÃO DE UM PROFESSOR DESIGNER: ANALISANDO UM CASO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Autores

  • Sebastião Luiz da Silva Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada
  • Bruno Silva Leite Universidade Federal Rural de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-9402-936X

Palavras-chave:

Formação de professores, Design Thinking, Professor designer, Ensino de Química

Resumo

A busca por constantes mudanças educacionais não depende apenas dos professores e de sua formação, além de outros fatores, é preciso considerar também a transformação das práticas pedagógicas na sala de aula. Este artigo tem como objetivo identificar quais docentes do curso de licenciatura em Química de uma universidade federal apresentam características de um professor designer, ou seja, se são empáticos, têm pensamento integrativo, apresentam otimismo, são inovadores (experimentalismo) e colaborativos. Para isso, esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, tratando-se de um estudo de caso, realizando entrevistas individuais com todos os docentes que ministram disciplinas no curso. A partir da elaboração do mapa de empatia, os dados foram coletados por meio da análise textual discursiva. Os resultados mostram que o experimentalismo, pensamento integrativo e otimismo foram as características de um professor designer mais observadas nos discursos dos docentes. Além disso, observa-se que um professor designer pode impactar positivamente sua sala de aula, o ambiente de trabalho, as relações com os colegas e a sociedade num contexto geral.

Biografia do Autor

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em Química (2008) e mestre no Ensino de Ciências (2011) pela UFRPE e Doutor em Química Computacional (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do programa de mestrado profissional em Química (PROFQUI) da UFRPE. Docente permanente do programa de pós-grauação em Ensino das Ciências da UFRPE. Coordenador do programa Residência Pedagógica em Química DA ufrpe. Coordenador do Laboratório para Elaboração e Utilização de Tecnologias no Ensino de Química (LEUTEQ) e do Grupo de pesquisa InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) da UFRPE.

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Silva Neto, S. L. da, & Leite, B. S. (2020). A CONCEPÇÃO DE UM PROFESSOR DESIGNER: ANALISANDO UM CASO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5413