Livro Didático de Língua Estrangeira e Atividades de Leitura: um olhar para os gêneros discursivos

Solimar Patriota Silva

Resumo


O presente artigo objetiva analisar que gêneros discursivos são propostos nas atividades de leitura de um livro didático de inglês destinado a alunos do último ano do ensino médio. Compartilho da visão bakhtiniana de que tudo o que comunicamos só se faz possível através de gêneros (Bakhtin, [1979] 2000, p.281), bem como da orientação contida nos PCN de língua Portuguesa e de Língua Estrangeira de que o trabalho na sala de aula de línguas deva ser baseado nos gêneros, sejam eles orais ou escritos. Este estudo fundamentou-se na perspectiva da análise textual interpretativista. Os textos propostos nas atividades de leitura foram objeto de análise, sob a perspectiva de gêneros, e as interpretações sobre os dados têm como embasamento os fundamentos dos estudos de gêneros discursivos, principalmente no que se refere à perspectiva bakhtiniana e o contraste entre gêneros discursivos e tipos textuais (Marcuschi, 2002; Meurer, 2000).

Palavras-chave


livro didático, gêneros discursivos, leitura

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.