Livro Didático de Língua Estrangeira e Atividades de Leitura: um olhar para os gêneros discursivos

Autores/as

  • Solimar Patriota Silva Unigranrio

Palabras clave:

livro didático, gêneros discursivos, leitura

Resumen

O presente artigo objetiva analisar que gêneros discursivos são propostos nas atividades de leitura de um livro didático de inglês destinado a alunos do último ano do ensino médio. Compartilho da visão bakhtiniana de que tudo o que comunicamos só se faz possível através de gêneros (Bakhtin, [1979] 2000, p.281), bem como da orientação contida nos PCN de língua Portuguesa e de Língua Estrangeira de que o trabalho na sala de aula de línguas deva ser baseado nos gêneros, sejam eles orais ou escritos. Este estudo fundamentou-se na perspectiva da análise textual interpretativista. Os textos propostos nas atividades de leitura foram objeto de análise, sob a perspectiva de gêneros, e as interpretações sobre os dados têm como embasamento os fundamentos dos estudos de gêneros discursivos, principalmente no que se refere à perspectiva bakhtiniana e o contraste entre gêneros discursivos e tipos textuais (Marcuschi, 2002; Meurer, 2000).

Biografía del autor/a

Solimar Patriota Silva, Unigranrio

Mestra em Letras pela PUC-Rio. Professora Adjunta e coordenadora do curso de Letras da Unigranrio.

Publicado

2011-04-13

Cómo citar

Silva, S. P. (2011). Livro Didático de Língua Estrangeira e Atividades de Leitura: um olhar para os gêneros discursivos. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 9(33), 30–41. Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/974

Número

Sección

Artigos