Relato de Experiência: desenvolvimento de uma atividade experimental de Física na aula de Educação Física

Autores

  • Fábio Ferreira Luiz UNIGRANRIO
  • Paulo Henrique Domingues UNIGRANRIO/UFRJ
  • Luiz Eduardo Silva Souza UNIGRANRIO/SEEDUC

Palavras-chave:

Ensino de Física, Interdisciplinaridade, Ensino e Aprendizagem

Resumo

O presente relato de experiência pretende analisar uma atividade que propõe a aplicação da eletrônica para compreensão de conceitos de Física, nesse caso de eletricidade, em aulas de educação física do ensino médio. Para isso, foram construídos sensores denominados photogates que permitem mapear instantes, permitindo a análise das grandezas físicas de tempo e velocidade. Os sujeitos da pesquisa são alunos da unidade de ensino CIEP 223 Olympio Marques dos Santos, da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Partimos do pressuposto que é fundamental iniciar o processo de ensino e aprendizagem com os conhecimentos prévios, trazidos pelos alunos, possibilitando uma aprendizagem significativa. Apresentamos como resultados a necessidade de valorizar os saberes dos alunos e de planejar atividades que envolvam a aprendizagem de conhecimentos relevantes para a vida do aluno, o que pode ser alcançado com práticas interdisciplinares.

Biografia do Autor

Fábio Ferreira Luiz, UNIGRANRIO

Professor - SEEDUC/ Mestrando UNIGRANRIO - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Educação Básica

Paulo Henrique Domingues, UNIGRANRIO/UFRJ

Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica - UNIGRANRIO

Luiz Eduardo Silva Souza, UNIGRANRIO/SEEDUC

Docente UNIGRANRIO - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Educação Básica

Downloads

Publicado

2016-02-16

Como Citar

Luiz, F. F., Domingues, P. H., & Souza, L. E. S. (2016). Relato de Experiência: desenvolvimento de uma atividade experimental de Física na aula de Educação Física. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 2(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/2941

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnologia