Relato de Experiência: desenvolvimento de uma atividade experimental de Física na aula de Educação Física

Authors

  • Fábio Ferreira Luiz UNIGRANRIO
  • Paulo Henrique Domingues UNIGRANRIO/UFRJ
  • Luiz Eduardo Silva Souza UNIGRANRIO/SEEDUC

Keywords:

Ensino de Física, Interdisciplinaridade, Ensino e Aprendizagem

Abstract

O presente relato de experiência pretende analisar uma atividade que propõe a aplicação da eletrônica para compreensão de conceitos de Física, nesse caso de eletricidade, em aulas de educação física do ensino médio. Para isso, foram construídos sensores denominados photogates que permitem mapear instantes, permitindo a análise das grandezas físicas de tempo e velocidade. Os sujeitos da pesquisa são alunos da unidade de ensino CIEP 223 Olympio Marques dos Santos, da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Partimos do pressuposto que é fundamental iniciar o processo de ensino e aprendizagem com os conhecimentos prévios, trazidos pelos alunos, possibilitando uma aprendizagem significativa. Apresentamos como resultados a necessidade de valorizar os saberes dos alunos e de planejar atividades que envolvam a aprendizagem de conhecimentos relevantes para a vida do aluno, o que pode ser alcançado com práticas interdisciplinares.

Author Biographies

Fábio Ferreira Luiz, UNIGRANRIO

Professor - SEEDUC/ Mestrando UNIGRANRIO - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Educação Básica

Paulo Henrique Domingues, UNIGRANRIO/UFRJ

Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica - UNIGRANRIO

Luiz Eduardo Silva Souza, UNIGRANRIO/SEEDUC

Docente UNIGRANRIO - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Educação Básica

Published

2016-02-16

How to Cite

Luiz, F. F., Domingues, P. H., & Souza, L. E. S. (2016). Relato de Experiência: desenvolvimento de uma atividade experimental de Física na aula de Educação Física. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 2(2). Retrieved from https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/2941

Issue

Section

Ciências Exatas e Tecnologia