Relato de Experiência: desenvolvimento de uma atividade experimental de Física na aula de Educação Física
Palabras clave:
Ensino de Física, Interdisciplinaridade, Ensino e AprendizagemResumen
O presente relato de experiência pretende analisar uma atividade que propõe a aplicação da eletrônica para compreensão de conceitos de Física, nesse caso de eletricidade, em aulas de educação física do ensino médio. Para isso, foram construídos sensores denominados photogates que permitem mapear instantes, permitindo a análise das grandezas físicas de tempo e velocidade. Os sujeitos da pesquisa são alunos da unidade de ensino CIEP 223 Olympio Marques dos Santos, da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Partimos do pressuposto que é fundamental iniciar o processo de ensino e aprendizagem com os conhecimentos prévios, trazidos pelos alunos, possibilitando uma aprendizagem significativa. Apresentamos como resultados a necessidade de valorizar os saberes dos alunos e de planejar atividades que envolvam a aprendizagem de conhecimentos relevantes para a vida do aluno, o que pode ser alcançado com práticas interdisciplinares.